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terça-feira, 5 de abril de 2011

Um breve histórico da educação


            
         As mudanças no mundo não podem passar despercebidas pela educação. Para entender a complexidade que se tornou a organização social devemos lembrar os processos de transformação que ocorreram na sociedade.
        
       Em determinado período, mais especificamente no século XVI, a humanidade passa por mudanças que vão contribuir para seu desenvolvimento. Reconhecer o homem como centro do universo é fruto do interesse e busca por conhecimento. A partir daí o conhecimento científico passa a ser uma ferramenta de transformação da realidade interferindo diretamente no modo de vida das pessoas, a sociedade que antes era concentrada no meio rural passa migrou para as cidades que criaram o comercio e com a revolução industrial se tornaram indústrias.
        
       No texto “A sociedade pós Industrial” Toffler vai explicar essas mudanças a partir de fenômenos, são eles: padronização, especialização, sincronização, concentração, maximização, Centralização.
Esses fenômenos envolveram quatro esferas principais: tecnológica, econômica, social e psicocultural. (TEXTO “A sociedade pós industrial” pag132.)
       
             A educação tem parte importante no processo de formação do individuo, ela se modificou no sentido de preparar as pessoas para o trabalho atendendo as demandas das indústrias, se afastando da realidade para se tornar um modelo de educação tendencioso, esquecendo das individualidades do individuo , perdendo o caráter elitista para atender o crescimento populacional se tornando uma educação de massa, que não é ruim, desde que atendesse as demandas que esse crescimento traria.
        
         Segundo o autor João barroso, na metade do século passado a escola baseava-se num conjunto de valores intrínsecos e estáveis que lhe permitiam  funcionar como uma “fabrica de cidadãos”. A massificação nas escolas trás um novo cenário de incertezas que existe ate os dias atuais, incerteza de aprendizagem, incerteza de qualificação, incerteza de ascensão social.
             
           O cenário atual da educação trás, uma escola que não atende seu real objetivo de formar cidadãos críticos que produzam conhecimento, entenda a realidade a qual estão inseridos, e conseqüentemente, a modificando. Para João Barroso, a escola massificou-se sem se democratizar, isto é, sem criar estruturas adequadas ao alargamento e renovação da sua população e sem dispor de recursos e modo de ação necessários e suficientes para gerir os anseios de uma escola para todos, com todos, e de todos.
          
          A conseqüência dessa inadequação da proposta de educação coma a realidade, provoca o esvaziamento das escolas e o profundo desinteresse dos estudantes para com o ensino. Portanto levantar discussões e rever esse modelo ultrapassado de ensino é imprescindível, trazer novas propostas de educação que de conta da complexidade da sociedade, reconhecendo o individuo como ser que possui características individuais, estimulando as inteligências e preparando para vida em sociedade com valores e cidadania.    

                                           

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